terça-feira, 9 de setembro de 2008

Qual a dificuldade de se relacionar ?

Por esses dias, presenciei alguns acontecimentos que me chamaram a atenção para uma nova discussão. Mas o que seria ? simples respondo eu, meus caros leitores/as. A dificuldade das pessoas se relacionarem.
Por algum motivo ainda não muito claro, as pessoas de modo geral não conseguem enxergar no próximo o reflexo dela mesma. com a era digital, tudo piorou ainda mais.
Se procurar pelos sites de relacionamento por aí, pode-se perceber que muitas pessoas estão sós e sempre estão armadas, sempre esperando um "scrap" já armadas, "com a faca na mão". Eu estive pesquisando isso por alguns dias por conta do sofrimento de pessoas que estão ligadas a mim. depois de algumas horas pesquisando no "orkut da vida" (sim, aquele que não tiver um profile, "que atire a primeira pedra") whatever...com a pesquisa encontrei principalmente profiles de cães que procuram perpetuar a espécie ( na verdade, não são bem eles que procuram...) Porém não era isso que me interessava.
Em segundo lugar, o que me chamou a atenção era os profiles "fake" (falso) de pessoas e artistas famosos (é incrível como não conseguimos nos reconhecer e não conseguimos gostar sequer de nós mesmos, tendo assim, que procurar outro rosto e/ou vida ao qual mostram as nossas verdadeiras frustrações), e por último encontrei realmente as pessoas que estavam sozinhas. Então com base nos dados resolvi fazer um estudo básico sobre essa amostragem.
Lembro-vos de que eu não sou psicólogo e nem tenho gabarito para discutir sobre os relacionamentos, nem ao menos nos relacionamentos que tive, eu consegui fazer o que fosse o certo. Porém, minha vida pessoal não vem ao caso e hj consigo perceber o que fiz de errado.
O mundo hoje nos ensina o que devemos ser, para que possamos ser supostamente felizes. Percebam como todos são felizes e lindos no orkut. Cada um procura seu melhor angulo em cada foto. É por isso que vemos tantas fotos de bustos, bundas, meia-face, colo, boca, entre outros. O que se vê em cada descrição de profile é surpreendente. tenho a impressão que todos cuidam muito mais da vida alheia do que sua própria. e pior ainda, me parece que ninguém faz questão de ver/ler o que está escrito como descrição da pessoa no seu profile (também, no profile geralmente tem algo como 100% original, o resto paga-pau, ou outras frases de mesmo efeito).
Mas as fotos... Ah !!! as fotos !!! essas sim importam (ironia). afinal quem quer saber como são as pessoas por dentro ??? todos estão mais interessados em ver como é a pessoa por fora, ver se ela está adaptada ao que a sociedade está assumindo como importante (é o ruim e novo padrão de beleza), por isso, nada melhor do que uma bunda redonda e firme, ou ainda um peito forte e musculoso.
Depois disso o que acontece ??? simples... tem muita gente que não se identifica com o suposto/a deus/a grego/a que está ao lado e o lindo acaba lhe parecendo feio. Do que adianta ter o corpo escultural se a cabeça não está em equilibrio ???
Minha mãe sempre diz que as pessoas que gastam muito tempo cuidando do corpo, acaba esquecendo de reservar um espaço para "malhar" o cérebro também. (não estou dizendo que isso é uma regra) afinal conheço pessoas que "malham" os dois.
Quero deixar claro também que não estou fazendo o post com síndrome de patinho feio. é simplesmente uma avaliação (mesmo que superficial) de como vejo as coisas acontecendo. Voltando ..... então como eu estava dizendo, o que mais vem dificultando os relacionamentos, é o simples fato das pessoas não se reconhecerem nos outros (o que na verdade eu não entendo muito bem o porque isso gera tantos problemas). Quem sabe, no dia em que pudermos nos reconhecer, e reconhecer as dificuldades dos outros, possamos então ter uma vida e um relacionamento melhor.
Uma das coisas que mais vejo são pessoas de ambos os sexos dizendo que procurarm um amor que as entenda, que as ame de verdade e o mais importante: que seja fiel, porém quando começam a procurar, acreditam que todos estes atributos estão estampadas na face de cada um, ou seja o rapaz com cara de "príncipe encantado" deve ser o homem que as mulheres sonham, mas as coisas não funcionam bem da maneira como pensamos. Certo dia conversando com a minha irmã começamos a falar exatamente sobre isso e ela me disse uma coisa que achei importante. Uma coisa que até então eu não havia pensado, eis o que ela disse( me perdõe se desvirtuei alguma coisa que você disse tata): "As pessoas hoje tem dificuldades de encontrar o grande amor de sua vida pelo simples fato de serem individualistas"
Analisando essa frase e mais alguma outra dita por ela pude perceber que ela tem razão, estamos tratando as pessoas (mesmo que derrepente sem perceber) como coisas dispensáveis, como se todos fossem um produto de de consumo rápido ( da mesma maneira que os produtos recicláveis porém sem a intenção de reaproveitar). Se voltarmos as relações interpessoais em algumas décadas podemos lembrar de pessoas que seu casamento durava 50 anos até mais e na maioria das vezes o casamento era único e o seu parceiro era único também. Agora voltando para os dias de hoje que conclusões podemos tirar ? A resposta é Simples...as pessoas de décadas atrás, estavam dispostas a aprender a viver e a respeitar as diferenças e com isso aprender com o outro. Nós estamos dispostos a "chutar a bunda" (desculpa a palavra) na primeira divergência que tivermos, nós ficamos tão individualistas que as pessoas que não estão de acordo com nossas intenções, são jogadas fora assim como produtos de consumo rápido (me fez lembrar do filme "a origem das coisas" de alguns posts atrás). O que na verdade procuramos são pessoas que sejam o nosso "reflexo" não conseguimos aprender mais nada com ninguém, não conseguimos respeitar, não conseguimos dar o braço a torcer, pois não queremos nos mostrar fracos.
O que aprendemos então ??? aprendemos ( ou deveríamos aprender) a respeitar as diferenças entre todos, e devemos aprender a sermos mais tolerantes uns com os outros. Vamos tratar os outros indivíduos como pessoas, e não somente como produto. Espero que esse texto tenha servido pra alguém como uma maneira boa de refletir sobre o porque sempre encontrarmos tantas dificuldades nos relacionamentos.
Se alguém quiser discutir sobre esse assunto, adoraria ouvir.
Atualizando o post.
"As pessoas são como os maracujás, não importa muito a aparência, mas sim, o que há por dentro" Quando se vê um maracujá que aparentemente está todo "enrugado" imagina que a fruta esteja ruim pela sua aparência, porém, na verdade a fruta está ótima quando está desta forma mesmo.
Abraços a todos.
Hrafael

4 comentários:

edu disse...

gostei do texto.
mt bom.

Anônimo disse...

ao ler este texto fiquei com o meu coração apertado...triste. identifiquei-me com cada palavra, o individualismo, egocentrismo e a arrugância não nos permite sermos verdadeiramente felizes... são necessárias mais reflecções como esta para nos tocar o coração e consequentemente desviar-nos para o rumo certo...

Anônimo disse...

Gostei muito do, me identifiquei muito com o seu texto, principalmente na parte em que você diz que as pessoas passaram a ser tratadas como produtos de consumo rápido e se não se adéquam ao que você procura você joga fora. Tenho amigas e amigos que expõem bem esta situação que se tornou cotidiana.
Realmente, com este século tecnológico, idéias de séculos passados foram descartadas e consideradas ridículas. Acho tão bonito quando recebo ou escuto alguém falar que “fulano de tal” vai fazer bodas de prata (porque hoje em dia é difícil você ver alguém casado por mais de 25 anos, hoje ta difícil, mas até que encontra alguns).

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, e me identifiquei também,nos dias de hoje parece que as pessoas estão deixando para tras os valores mais importantes,como a amizade, o amor, o respeito.