terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Zeitgeist 2 Addendum

Como comemoração das mais de duas mil visitas desde a criação de meu blog eu venho presenteá-los com o segundo Zietgeist de Peter Joseph.





Assista primeiro antes de passear pelas críticas

Agora os comentários:

Inicialmente achei o filme em partes repetitivo quanto a questão financeira, ou seja, em meu ponto de vista o filme roda, roda roda e não mostra grandes diferenças, algumas delas já haviam sido mostradas no primeiro filme.
Em contraponto, podemos entender de maneira mais fácil os motivos da crise mundial atual e seus pontos fracos, não que isso venha a ser um estudo aprofundado sobre economia (o que não é meu ponto forte) mas dá para perceber como o sistema é sensível e grosseiro (não sei se a palavra cai bem, não consegui pensar em outra melhor).
Passado esta parte o filme começa a falar sobre a relação entre dinheiro e dívida e como tornar um país escravo. Achei muito interessante a parte dos chacais econômicos, fala ainda sobre os presidentes de países endividados (pena não citar o Brasil) com o FMI e sobre algumas mortes presidenciais e golpes de estado.
Um filme interessante de maneira geral, porém o que eu estou com mais vontade de falar é sobre a parte da metade pra frente.
Achei o filme com cara de propaganda das "organizações tabajara" Do tipo:
"_Olhe como o capitalismo é doente e você é escravo sem se aperceber. porém seus problemas se acabaram-se (como diria seu creysson). venha conhecer o projeto Vênus"
Depois de fazer algumas pesquisas rápidas na Net pude encontrar algumas respostas e outras novas perguntas.
Inicialmente procurei pelo "The Vênus Project" e consegui encontrar o site oficial.
Pesquisando e passeando pelo site encontrei as explicações de como chegar gradativamente as mudanças propostas por eles que foram divididas em 4 grandes fases.
até aí tudo bem, mas hoje pela manhã procurando por outras referências encontrei em um site outro site que me atentou para uma nova questão:
Se o Projeto Vênus é a nova referência de como será a sociedade no futuro, então porque diabos a área está sendo vendida por 550 mil dólares ???
diga-se de passagem que os prédios que estão sendo vendidos são os mesmos que foram utilizados nas gravações do filme.
e por último e talvez menos importante: seria realmente necessário mostrar o ícone da SIEMENS por uns 30 segundos no final do filme ???
Como colocar a propaganda de algo que se critica o filme todo ??? é um paradoxo...
Não estou desdenhando o filme, na verdade gostei muito dele exceto estas questões que ficam na cabeça de quem o vê.

Referências:
http://www.thevenusproject.com/index.html
http://reinehr.org/br/sociedade/saude-da-sociedade/zeitgeist-addendum-projeto-venus-anomia-e-utopia-uma-critica-e-um-caminho-2
http://www.flalandsale.com/

Nenhum comentário: