terça-feira, 29 de maio de 2007

O Homem e a Lua

Desde a Antiguidade o homem foi fascinado pelo seu satélite natural que em muitas culturas era considerado como um "deus". (de fato a raça humana tem necessidade natural de ser guiado por uma entidade maior que ele desde o início de sua consciência.)
A Lua ainda desperta interesse por muitos povos, seja como entidade suprema ou como um corpo celeste, só não desperta muito interesse pela mais famosa e desenvolvida agência espacial a NASA.
Dizem que se deve ao fato de a agencia já ter pisado lá algumas vezes no governo Nixon.
Mas vamos relembrar o contexto ao qual tudo isso ocorreu. Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), a Europa se encontrava destruída os até então Aliados USA e URSS terminam como vencedores. Inicia-se a Guerra Fria (Os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar do mundo. É nesse período que começa a corrida espacial.)
A URSS é a primeira a Sair na frente com o projeto Sputnik que em sua segunda viagem transportava a Cachorra da raça Laika de nome "Kudriavka" ("crespinha" em português) que sobreviveu por vários dias até que o suprimento de oxigênio acabou.

Os Estados Unidos responderam lançando, em 31 de janeiro de 1958, o seu próprio satélite - o Explorer I. A corrida espacial ganhava força. Em 12 de Abril de 1961 às 09:07 minutos de uma quarta feira Yuri Alekseyevich Gagarin de 27 anos é lançado em direção ao Espaço de onde diz a Célebre frase : "A Terra é Azul." Gagarin foi recebido com festa após sua descida. Ele deu a volta no globo terrestre em 1h48min.
Em um famoso discurso de 25 de maio de 1961 na Universidade Rice, Jonh F. Kennedy lançou o desafio de, antes de a década terminar enviar o Homem a Lua : "We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard " ("Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir a Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis").

Até que finalmente em 20 de Julho de 1969, milhões de pessoas em todo o planeta presenciam o acontecimento do século, a chegada do homem a Lua. Neil Armstrong foi o primeiro a descer do módulo lunar e deixar uma das frases mais importantes do homem "Este é um pequeno passo para o homem...mas um grande salto para a humanidade". com este fato estava encerrada a corrida espacial.

Tempos depois começaria uma polêmica que alteraria este acontecimento mundial. Acusava-se a Nasa de fraude!. As fotografias tiradas pela missão Apollo, os passeios lunares e alguns acidentes técnicos anteriores à primeira missão com êxito continham “anomalias” que haviam sido descobertas por fotógrafos experientes e investigadores. Existem duas teorias sobre isto: uma se apoia sobre uma fraude total, ou seja, jamais o homem esteve na lua e fomos enganados a uma escala nunca vista pela humanidade. Foi uma propaganda para demostrar seu poderio a frente a Ex-União Soviética na época da "Guerra Fria".
A outra teoria, mais crível, indica que o homem esteve sim na Lua, mas várias fotos foram realizadas em estúdios na Terra. Sabe-se que os astronautas estiveram vigiados por ovnis e que usaram um canal de radiocomunicação secreto para coordenar ações com a base em Terra. Outro ponto a favor desta teoria foi a “quarentena” que sofreram os astronautas. Por que tanto tempo?........ Mas essa é uma outra história que contarei em uma outra oportunidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo seu blog!!!
achei interessante e super legal...
as materias estão boas e não são daquelas que enchem o saco....
novamente meus Parabens...
continue assim...
FUI...

Kelly Domi disse...

Nossa esse blog tá ficando chique hein?? Até fotinha já tem!!!
VIVA!!!

Um dia nós vamos pra LUA?? rsrs

BJUSSSSSSSSS