sábado, 22 de agosto de 2009

O ideal para sí mesmo.

Você é a pessoa ideal, porém, no momento errado.
Essa é uma frase que muitas pessoas já devem ter ouvido ao menos uma vez, Isso já foi me dito em algumas oportunidades. Mas a pergunta que fica em meu coração é: Haverá um momento ou lugar certo? Quando o lugar ou o momento é ideal ? O que quer dizer ideal ? e quando se pensa nisso vem acompanhado outra pergunta, ideal para quem ?
Se somos em algum momento da vida ideal para alguém, o que mais falta para as coisas se concretizarem ? Talvez o que falte é que a outra pessoa também seja ideal para aquilo que estamos procurando, sejá lá o que for. Em certos momentos eu vejo muitas pessoas com uma certa dificuldade de buscar aquilo que é ideal para sua vida, seja no ramo profissional, amoroso, ou mesmo ideológico, mas a troco de quê temos toda essa dificuldade? Talvez o sentimento de posse que a certo tempo o homem aprendeu a ter, seja responsável por toda essa bagunça. Talvez ainda aprendemos desde pequenos a um conceito do que é ideal, porém com isso esquecemos de que, o ideal pode não existir, ou existir apenas em um campo que seja idealizado por nós mesmos (espero que eu me tenha feito entender). Sim, um ideal é um princípio ou valor que atua como uma meta. quando se procura por alguém ideal, é bem provável que não se encontre, o ideal acredito eu, que está dentro de cada um, mesmo nós mesmos não sendo ideais para sí próprio. Apesar de tanta repetição dessa palavra ainda me reservo o direito de poder explicar melhor aquilo que eu quero dizer. Mesmo o Ideal existindo dentro de nós, ainda não somos ideais, nem para nós mesmos. afinal de contas, sempre tem alguém querendo mudar alguma coisa em sí mesmo. e particularmente me reservo o direito de dizer que na grande maioria das pessoas o que mais afetam sua idealização é a questão estética.
Mas isso não tem exatamente nada a ver com o princípio ao qual resolvi escrever esse post, mesmo depois de tanto tempo sem escrever nada. Fico pensando aqui com meus botões de uma camiseta sem botão... Se algo ou alguém é julgado ideal, então por qual motivo as coisas não se completam. Talvez essa pessoa não seja tão ideal, ou ainda o momento não é oportuno, mas se levarmos em consideração a origem deste post então eu me arriscaria a dizer que há um algo a mais nisso tudo. Ora, se julgo alguém suficientemente bom(a) para mim então o momento não seria determinante nessa situação. Há obrigatoriamente algo a mais, algo que o faz pensar no porque de não fazer aquilo que se deseja. Ou seja, o Ideal nem sempre é ideal. Existem outras coisas que fazem do ideal algo relativamente pequeno em determinadas circunstâncias. Mas isso eu reservo o direito de cada um pensar por sí próprio.
Espero que esse texto possa ser compreendido por mais alguém, não alguém ideal, mas alguém que saiba o verdadeiro significado desta palavra.
Abraços a todos
Hrafael