quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

The Universe - Buracos Cósmicos

Resolvi postar uma de minhas séries Favoritas que passa no History Channel se alguém quiser me avise que posso arrumar em torrent pra baixar
Vou começar com um assunto que vem despertando muitos curiosos

Buracos Cósmicos 1º parte




Buracos Cósmicos 2º parte





Buracos Cósmicos 3º parte





Buracos Cósmicos 4º parte


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Zeitgeist 2 Addendum

Como comemoração das mais de duas mil visitas desde a criação de meu blog eu venho presenteá-los com o segundo Zietgeist de Peter Joseph.





Assista primeiro antes de passear pelas críticas

Agora os comentários:

Inicialmente achei o filme em partes repetitivo quanto a questão financeira, ou seja, em meu ponto de vista o filme roda, roda roda e não mostra grandes diferenças, algumas delas já haviam sido mostradas no primeiro filme.
Em contraponto, podemos entender de maneira mais fácil os motivos da crise mundial atual e seus pontos fracos, não que isso venha a ser um estudo aprofundado sobre economia (o que não é meu ponto forte) mas dá para perceber como o sistema é sensível e grosseiro (não sei se a palavra cai bem, não consegui pensar em outra melhor).
Passado esta parte o filme começa a falar sobre a relação entre dinheiro e dívida e como tornar um país escravo. Achei muito interessante a parte dos chacais econômicos, fala ainda sobre os presidentes de países endividados (pena não citar o Brasil) com o FMI e sobre algumas mortes presidenciais e golpes de estado.
Um filme interessante de maneira geral, porém o que eu estou com mais vontade de falar é sobre a parte da metade pra frente.
Achei o filme com cara de propaganda das "organizações tabajara" Do tipo:
"_Olhe como o capitalismo é doente e você é escravo sem se aperceber. porém seus problemas se acabaram-se (como diria seu creysson). venha conhecer o projeto Vênus"
Depois de fazer algumas pesquisas rápidas na Net pude encontrar algumas respostas e outras novas perguntas.
Inicialmente procurei pelo "The Vênus Project" e consegui encontrar o site oficial.
Pesquisando e passeando pelo site encontrei as explicações de como chegar gradativamente as mudanças propostas por eles que foram divididas em 4 grandes fases.
até aí tudo bem, mas hoje pela manhã procurando por outras referências encontrei em um site outro site que me atentou para uma nova questão:
Se o Projeto Vênus é a nova referência de como será a sociedade no futuro, então porque diabos a área está sendo vendida por 550 mil dólares ???
diga-se de passagem que os prédios que estão sendo vendidos são os mesmos que foram utilizados nas gravações do filme.
e por último e talvez menos importante: seria realmente necessário mostrar o ícone da SIEMENS por uns 30 segundos no final do filme ???
Como colocar a propaganda de algo que se critica o filme todo ??? é um paradoxo...
Não estou desdenhando o filme, na verdade gostei muito dele exceto estas questões que ficam na cabeça de quem o vê.

Referências:
http://www.thevenusproject.com/index.html
http://reinehr.org/br/sociedade/saude-da-sociedade/zeitgeist-addendum-projeto-venus-anomia-e-utopia-uma-critica-e-um-caminho-2
http://www.flalandsale.com/