sexta-feira, 29 de junho de 2007

Marte o planeta Vermelho




Marte é o quarto planeta do sistema solar, também conhecido como planeta vermelho. Os romanos atribuíram-lhe este nome, em honra ao deus da guerra. Outras civilizações deram-lhe nomes semelhantes. Os antigos egípcios chamaram-lhe Her Descher que significa "o vermelho", A cor vermelha característica foi observada por astrónomos ao longo da história.


Mas os primeiros a observar Marte de maneira mais racional, e identificaram Marte como sendo uma das cinco estrelas errantes (planetas) do céu. O astrônomo grego Hisparco (160 - 125 a.C.) observou que nem sempre Marte se movia de Oeste para Leste. Ocasionalmente o planeta se movia em sentido contrário, para depois voltar a se mover normalmente.

Sem Dúvida, foi o planeta mais estudado na antiguidade, e isso possibilitou Johannes Keppler (1571-1630), através das observações de Tycho Brahe (1546-1601) descobrir as leis que regem os movimentos planetários. Galileu Galilei (1564-1642), quando observou Marte em 1610 não soube afirmar se via as fases do planeta ou se o planeta não era perfeitamente redondo. Depois dele alguns outros puderam identificar algumas manchas em sua superfície e em 1.666 Jean Dominique Cassini (1625-1712) concluiu que o período de rotação do planeta é 24h 40 min e observou a presença de calotas polares. Mais tarde observou-se a presença de uma camada atmosférica espessa o suficiente para abrigar vida. As manchas escuras observadas sugeriram a presença de oceânos e vegetação. Porém é a partir de 1870 que começa a grande polêmica sobre a existência de vida no planeta vermelho. Dispondo de um bom telescópio refrator para a época, Giovanni Schiaparelli (1835-1910) faz uma nova cartografia de Marte, a qual gerou muitas polêmicas e especulações sobre a existência de vida em Marte. Em seus mapas Schiaparelli destaca a apresença de diversas estruturas lineares que ele denominou de canais. Essa denominação provocou muita divergência entre os pesquisadores da época. Uns afirmavam ser estruturas naturais e outros afirmavam ser estruturas artificiais, construidas pelos habitantes marcianos. A segunda hipótese prevaleceu por algum tempo, principalmente nos países de língua inglesa, provocado por um erro de tradução da palavra canali (usada por Shiaparelli) por canals que significa canais artificiais. Edward Pickering (1846-1919) observou que no cruzamento de dois ou mais canais haviam estruturas circulares bem extensas e que foi interpretada como oásis nos desertos marcianos. Os canais seriam redes hidráulicas em todo o planeta que sustentava a pouca agricultura para a sobrevivência dos marcianos que podiam ser uma civilização decadente.



Em 1727 Jhonattan Swift escreve o livro "Viagens de Gulliver" escreveu sobre duas luas orbitando o planeta com períodos de Revolução de 10 e 21,5 Hrs respectivamente. Depois de 150 anos Asaph Hall finalmente descobriu Phobos e Deimos as duas pequenas luas de Marte. Seus períodos orbitais são de & horas e 39 minutos e 30 horas e 18 minutos (um belo chute 150 anos antes). Se quiser observar Marte de mais próximo veja nesse link:
http://www.windows.ucar.edu/tour/link=/mars/images/valmar_image.html

Depois postarei sobre alguns mistérios e curiosidades sobre o planeta.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Homem e a Lua (Parte 2)

Na segunda parte eu venho tratar de algumas teorias entre a mais importante está a "Teoria da conspiração" conforme prometido.

Como eu havia dito na primeira parte alguns anos depois do célebre acontecimento espacial alguns especialistas ao analisar as fotos que a própria NASA divulga, começaram a perceber alguns "erros" nas famosas fotos lunares.
Começaremos por uma das fotos com maiores distorções:

Vamos aos erros ou distorções propostos por especialistas.
1º - A sombra da antena parabólica está para um lado, a do astronauta para outro e a da bandeira para outro!
Supondo que a luz vem de uma fonte luminosa tão longe as sombras deveriam ser paralelas. podemos fazer essa experiência em casa mesmo se duas pessoas estiverem a uma certa distância, sua sombra deverá ser paralela como no exemplo a seguir:

Podemos observar que quanto mais longe da fonte de luz, menor será o angulo de distância das sombras. Agora volte e olhe pra foto novamente (se clicar nela ela abre com zoom) observe a antena do tipo parabólica, o fotógrafo e a Bandeira no mastro, observe também as sombras dos 3 referênciais. levando em consideração que a única fonte de luz no ambiente era o Nosso querido Astro-Rei o Sol. sabendo que ele está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da terra podemos concluir que as sombras eram para estarem paralelas entre sí e a distância não deveria mudar.
No caso da foto as três sombras citadas cada uma está voltada para um lado. Assim ficou fácil concluir que a luz fornecida não é a luz do Sol.

2º - Note que não há estrelas no "céu" da lua embora naquele ambiente as estrelas deveriam ser mais intensas que qualquer lugar na Terra.
Isso se deve ao fato de que na Lua não existe atmosfera para alterar o curso da luz o que de fato acontece aqui na Terra. É por isso que não é possível visualizar as estrelas durante o dia, a atmosfera da terra distorce os raios solares em todas as direções e vemos o céu da cor azul claro.

3º - Penumbras são impossíveis nesse ambiente. De fato, a luz do Sol não sofre distorção se não existe atmosfera, com isso só é possivel ver as coisas que são iluminadas. ver penumbras é o mesmo que admitir que a luz fez curva e voltou para iluminar o lado que não está voltado para o SOL.
4º - Agora se vc clicar na Imagem novamente poderá observar algumas cruzes que existe na fotografia, essas cruzes são utilizadas como marcadores para a imagem ser melhor focalizada. note que quem colocou essas cruzes na máquina deveria estar bêbado, pois elas deveriam ser paralelas. (observe as cruzes na parte mais clara da foto entre a sombra da parabólica e a antena). Estas cruzes ficam na parte interna da câmera, entre o filme e o obturador. de forma que não poderiam ser distorcidas pela lente da camêra.

Olhe nessa outra foto e note que por milagre divino as cruzes voltaram ao seu lugar.
Aproveite e note que existe penumbra, mesmo já sabendo que em ambientes sem atmosfera isso é impossível .
Agora outro erro gritante, observe que quando os astronautas pisavam na superfície sua bota afundava algo em torno de 2 cm à 4 cm mesmo o astronauta pesando muito pouco devido a gravidade do ambiente que no caso é um sexto da gravidade da Terra. por exemplo se uma pessoa de 82 Kg fosse na lua, seu peso seria 14 Kg.
Observe o "pé" do módulo lunar, mais atrás é possível observar as pegadas dos astronautas. agora se o astronauta tinha seus pés afundados no solo Lunar, então qual o motivo do pé do módulo também não afundar ? E pior ainda é que se observarmos bem podemos notar que o pé do módulo tem até um montinho de solo abaixo dele que foi caprichosamente colocado.
Agora o que devemos pensar ?
Será que o homem foi realmente na Lua ? será que na verdade esse não foi um golpe para acabar com a guerra fria e finalmente ser decretado o país com o maior avanço na tecnologia e receber o maior número de investimentos.
Devemos lembrar que o presidente vigente nessa época era o ilustríssimo "Nixon" o mesmo do escândalo de Watergate que foi o primeiro Presidente Estadunidense a sofrer Impeachement.
mais informações podem ser encontradas no site :

http://www.afraudedoseculo.com.br/

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Por que a Lua não parece ter movimento de rotação?

Como vemos sempre o mesmo lado da Lua, é compreensível pensar que o satélite natural da Terra não tem movimento de rotação, certo? Errado. A Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra.

A medida que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. Uma analogia interessante pode ser realizada com uma experiência caseira: girar em torno de uma cadeira olhando para ela. Depois de um giro completo, além de dar uma volta na cadeira, teremos feito o movimento de rotação.

Isso acontece porque a Terra, com sua imensa força gravitacional, acaba freando a rotação da Lua. Isso se chama força de maré. Conhecemos as marés produzidas pela Lua na Terra, mas a Terra produz uma força de maré ainda mais forte sobre a Lua.